Tornar-se mulher, tornar-se homem

Sobre concursos de miss e identidade sexual

A temporada é de certames de beleza, não mais o antigo e popular Miss Universo, mas uma série de versões de concurso de miss, que vão dos reis e rainhas de escolas e festas temáticas aos concursos de modelo. Miss hoje se chama modelo e tem no mínimo cinco anos menos que sua predecessora. No mundo da beleza as adolescentes imperam.

Os espartilhos foram substituídos pela disciplina espartana e o cinzelamento cirúrgico dos corpos. A identidade feminina sempre exigiu um investimento dedicado. Hoje o padrão de exigência é de uma juventude eterna, como outrora era uma cintura fina, seios explodindo para fora do tórax comprimido e rosto de um branco enfermiço. Talvez as tataravós, torturadas por estes apetrechos, não aceitassem a troca se lhe fosse contraposta a obrigação da academia & regime, por mais que a alternativa atual seja mais saudável.  

“Ninguém nasce mulher: torna-se mulher”,  escreveu Simone de Beauvoir em O Segundo Sexo. O trabalho dedicado aos cuidados físicos sempre deu às mulheres uma consciência que sua condição não é uma essência. Hoje cremos que a genética não sela um destino, apenas facilita um caminho, gostamos de pensar que a aparência feminina é uma opção pessoal, um estilo. Tornar-se mulher é tarefa que sempre começou cedo, antes impondo à menina a boneca e os bordados, hoje, numa sociedade do espetáculo, através da exposição na mídia, na vida pública. Por isso não se assuste com a precocidade das modelos, a única diferença é que sua transformação em mulheres acontece a céu aberto, não mais no forno íntimo e recluso do lar.

É curioso que tudo o que escrevi acima serve também para um número crescente de rapazes, que também sobem às passarelas (formais e informais) em busca de um olhar. Poderíamos dizer, ninguém nasce homem, torna-se? Não sei se Simone esperava isso, pois o homem que ela descreve parece seguro de seu papel. Ela acreditava que ele desenvolveria uma capacidade de acompanhar a libertação de sua parceira, mas não valorizou o quanto isso o modificaria, fazendo-o também consciente de que uma identidade sexual é algo lábil, cujos contornos é trabalhoso de traçar. Provavelmente uma novidade importante desta temporada de concursos de beleza está em observar mais um espaço onde os homens estão em busca de resposta para as peculiaridades de seu sexo. Bom trabalho rapazes.

01/10/03 |
(1)
Um Comentário
  1. Eu sou mulher mais queria torna um homem como eu faço me ajuda

Comente este Post

Nota: Seu e-mail não será publicado.

Siga os comentários via RSS.